Pages

12.3.13

Despojar, Renovar, Revestir.



Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Efésios 4:22-24


Nesse versículo podemos destacar 3 ações:

DESPOJAR
RENOVAR
REVESTIR

Vamos examinar as expressões que Paulo utiliza – despir-se(despojar), ser renovado e revestir-se. Aqui é uma figura de linguagem que mostra você tirando a roupa usada e colocando outra limpa, depois do banho. Paulo faz esta analogia para nos ensinar algo que é importante para a nossa santificação. Não pode ser meio tirar e meio pôr. Ou você troca de roupa depois do banho ou a apanha a mesma roupa suja e veste. Esta figura traz a idéia de abandonar, renunciar, pôr de lado uma coisa e não usá-la mais. Ora, o que é que devemos despir?

Devemos nos despojar (v.22), nos despir do velho homem.
Todos nós nascemos em Adão. Nascemos com uma natureza corrupta, com uma natureza contaminada. Ninguém precisa ensinar uma criança a desobedecer, desde muito cedo a criança já demonstra sua natureza independente, rebelde e cheia de estultícia. Nascemos em depravação total. Essa é nossa natureza humana.

Todos os homens que vem ao mundo estão em igual condição diante de Deus ( Rm 5:18 ). A argumentação de Paulo de que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus se fundamenta na natureza decaída que a semente de Adão produz ( Rm 3:23 ).

A bíblia é muito clara ao demonstrar que a regeneração, a justificação e a santificação vem através de Deus por meio da fé em Cristo. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Ele mesmo opera em nós o querer e o realizar.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" ( Ef 2:8 ).

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada" ( Gl 2:16 )

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”
Efésios 2:1-2

Em Cristo, somos novas criaturas, libertos da escravidão do pecado.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
1 Pedro 1:3-4


Ser renovado na maneira de pensar (v. 23) – Literalmente significa renovar, fazer novo. Sugere uma restauração. O tempo verbal mostra que o cristão deve continuar sendo renovado. Perceba que dentro do texto, despir-se é nossa ação, revestir-se também é nossa ação, mas ser renovado não é nossa ação, é algo que nos acontece. Nós vamos sendo renovados.
Uma renovação contínua, novas atitudes da mente. Não seremos capazes de despir-nos do velho homem nem de revestir-nos do novo, se não estivermos sendo constantemente renovados no espírito de nossas mentes.

A renovação da mente vem por meio da Palavra. Vem por meio da vida em Cristo. Se vc pegar uma bacia cheia de água e uma peneira suja e ir passando a peneira na água, depois de algum tempo a bacia continuará cheia mas a peneira estará limpa. Assim é nosso processo de santificação, contemplando a Cristo, aprendendo de Sua Palavra acerca de nossa nova maneira de viver.


Revestir-se do novo homem (v. 24). É o oposto de despir. Colocar no lugar novos costumes. Resultado do novo homem em Cristo. Alguém que anda em justiça e retidão. Anda com Deus. Anda em Espírito.

Com o novo nascimento, em Cristo, justificados por Ele, revestidos dEle teremos então condições de caminhar em Espírito. Andar como Ele andou.

Esta nova vida deve ser desfrutada em piedade, ou seja, o cristão deve andar segundo as boas obras que Deus preparou ( Ef 2:10 ).

Vamos ler o comecinho de Efesios 4 para compreender o que nos cabe nesse processo, já que somos salvos pela Graça, justificados por Cristo e Ele mesmo nos dá a nova natureza por meio do novo nascimento.


“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, 
na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 
Efésios 4:11-21


Aqui vemos claramente o papel do Corpo em nosso processo de santificação. Nascemos de novo e somos como criancinhas, precisando aprender a andar, a comer, a falar. Tudo deve se fazer novo. É necessário nesse ponto que aconteça a transformação, renovação da mente, e isso não acontece em um passe de mágica, não existe um botão mágico que nos faz esquecer tudo o que aprendemos e vivemos para que possamos ser renovados pelo Espírito. É necessário perseverar, se esforçar, renunciar a si mesmo , tomar a cruz. É necessário aprender como é esta nova maneira de viver.

Vejam o exemplo de Lidia em Atos:

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. 

Atos 16:14-15

O Senhor lhe abriu o coração. E ela compreendeu o que Paulo dizia.
Sim, o Espírito Santo é quem convence do pecado, da justiça e do juízo. E a Igreja é quem proclama, ensina, exorta, consola. Precisamos sim, caminhar em total dependência do Espírito, em total dependência do Senhor, mas não podemos deixar de pregar, não podemos deixar de ensinar, de exortar e passar adiante os princípios do Reino.

Um nascido de novo precisa aprender de Cristo (por meio do convencimento sobrenatural do Espírito Santo), e aprender sobre Cristo (por meio da Palavra, com auxilia da Igreja, através das juntas e ligamentos) .

Precisamos nos avaliar, faça uma pergunta pra vc mesmo: “Quem eu era?” “Como eu era conhecido?” – Olhe para trás e responda, quem vc era? Quais características suas mais se destacavam?

E agora, olhe pra vc e responda: “Quem sou hoje?” Faça melhor, pergunte pra pessoa que está mais perto de vc, seu cônjuge, seus filhos, seus pais, seu discipulador: “Quem eu sou hoje?”

Você mudou? Você de fato se despojou do velho homem? Abandonou os costumes, as práticas, as tradições de quando vivia segundo o curso desse mundo? Vc tem “pecadinhos de estimação”?

Vamos nos avaliar, buscar aprender, buscar na Palavra de Deus, precisamos conhecer as Escrituras para compreender a vontade de Deus, Ele não nos deixou sem respostas, está tudo ali! Se vc sente dificuldade peça ajuda! Se tem dúvidas busque ensino, busque conselhos.

E a Igreja cabe o papel de ensinar, de repassar o que temos recebido, o papel de apoiar, de suportar, de se gastar pelos novos. O Corpo edifica o Corpo. Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus.

Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 1 Tessalonicenses 4:1-2


**pastor Marcelo Moura pregou em cima desse versículo de efésios e foi minha inspiração pra este texto.




2 comentários:

Unknown disse...

Estudo muito edificante! Parabéns!

Anônimo disse...

Palavra maravilhosa! Que Deus continue te usando!

Posts relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...