Pages

28.9.12

Raiz de Amargura



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Hb. 12:14-15

Vejam bem, essa raiz pra brotar precisou encontrar duas coisas: Um terreno propício, um solo onde se firmar e alimento.

- Um terreno propício. Um solo onde se firmar.

Uma raiz, uma semente, somente se fixa em um lugar favorável a isso.

A palavra de Deus diz que se uma boa semente encontrar um bom terreno ela se produz a 30, 60, 100 por 1. Isso vale para as más sementes tbm. E daí muitas vezes estamos bem externamente, mas existe uma raiz de amargura ali, q encontrou um solo propício e se alimentada brotará, crescerá, produzirá maus frutos e ainda por cima contaminará a muitos.

O que seria, na prática, um solo propício?

Eu diria que é um coração complicado.

Normalmente é um sentimento de ofensa, ou de injustiça que dá a oportunidade dessa raiz se estabelecer.

A amargura, na maioria das vezes, tem origem em algo que dá razão para o amargurado se sentir vítima de uma ofensa, ou mais precisamente, vítima de uma grande injustiça. Esta é a base onde a raiz de amargura se estabelece.

Um irmão fala algo e vc não gosta, vc em vez de andar na luz, guarda. Por menor que seja, é uma brechinha. E é uma maneira de "preparar o solo". Um coração complicado, magoado, é um solo perfeito pra raiz de amargura.

- Alimento

E aí qdo a raiz brota, em vez de tirarmos fora como se faz com ervas daninhas, temos a tendência a cultiva-las. Como qualquer planta, a raiz de amargura precisa sempre ser alimentada e regada.

O que alimenta a raiz de amargura é o remoer das lembranças, das imagens, das palavras, das sensações, das situações, que são avivadas para fortalecer o senso de injustiça, para não deixar morrer a memória da ofensa sofrida.

Alimentamos com pensamentos do tipo: " ninguém ME entende" "esse irmão tá errado, EU estou certo" "estão querendo mandar em MIM" "eles se acham santos" "ninguém sabe como é a MINHA vida". Vejam que o foco é sempre nosso EU.

Muito sério isso. Mas temos a tendência a negligenciar esse assunto. Não damos a devida atenção ao nosso coração, ao que temos deixado ser cultivado nele. "É bobeira, vai passar". Isso é engano do diabo meus irmãos.

Se existe algo em seu coração contra um irmão, se vc se magoou com algo, vá até ele e resolva. Por menor que pareça, por mais bobeira que possa ser. É a única maneira de fecharmos as brechas. E evitarmos o surgimento de raiz de amargura no nosso coração.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. "1 João 1:7

Tem uma frase de um filósofo que é assim:

“Escapei aos tigres, alimentei os percevejos, fui devorado pelas mediocridades”
Bertold Brecht

Ele escapou dos tigres, venceu os tigres, mas a medida q alimentou os percevejos (tão pequenos) ele acabou morrendo. Pelas menores coisas, pelas mediocridades.

E isso não ocorre conosco tbm? em nossa caminhada com Deus? Certamente, nós que nascemos de novo, escapamos dos tigres. Abandonamos a escravidão do pecado. Fomos libertos da opressão...mas muitas vezes continuamos alimentando percevejos...como? alimentando rancores, a recusa em perdoar, a tendÊncia a não andar na luz, a auto imagem tão intocada...enfim....acabamos devorados pelas mediocridades...ficamos doentes, murmuradores, sempre indispostos, cabisbaixos, revoltosos, impedindo que do nosso interior fluam rios de água viva.

Pronto. Isso já é a tal raiz de amargura instalada e pronta pra contaminar tudo ao seu redor (o famoso fruto podre).

Me vem a mente o seguinte:  Guardai o coração.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida"

Nosso coração é enganoso, e facilmente podemos deixar brotar uma raiz de amargura nele ou então nos deixar contaminar por amargurados de plantão. Isso é fácil e rápido pra acontecer, basta uma brechinha.

Só no novo testamento temos uma lista enorme de versículos que falam sobre guardar o coração. Se a bíblia repete tantas vezes é pq é algo MUITO IMPORTANTE não é?


**olha a listinha de versículos sobre guardar o coração: meditem depois a respeito deles:

Pv 4:23 / Mt 15:19 / Mc 7:21 / Rm 1:21 / Rm 2:5 / Mc 7:6 / Hb 3:10 / At 7:39 / Mt 22:37 / Lc 8:15 / At 13:22 / Tg 1:8 / 1 Pe 1:22 /
Hb 10:22 / Rm 10: 9 -10 / 2 Tm 2:22 / Hb 4:12 / 1 Pe 3:4 / 


Portanto meus irmãos, guardemos nosso coração. Para que ele não venha a ser solo propício pra qq raiz de amargura, e se, caso venha cair uma sementinha má nele, nós possamos decidir andar na luz e eliminar essa semente, mesmo q seja trabalhoso e mtas vezes dolorido.

Vigiar, orar e analisar tudo a luz da Palavra de Deus. Deus não é Deus de confusão e sim de paz, e Ele não se contradiz.

Então, onde tem maledicência, facção e rancor, certamente não tem Deus!! Ainda q esteja camuflado por palavras bonitas e uma aparência cristã.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (HB 4:12)



Que a paz do Senhor seja com todos nós!





19.9.12

Uma esposa excelente é forjada, não encontrada.

“Uma mulher excelente, quem a pode achar? Ela é muito mais preciosa do que jóias.”
(Provérbios 31.10)


Eu frequentemente penso que meu marido não encontrou uma esposa excelente. Quando ele me diz que ultimamente tenho falhado com ele, exagerando nas minhas reações e entrando desnecessariamente em crise, eu me sinto desencorajada com minha falta de excelência. Minha impaciência e desrespeito o têm envergonhado em várias situações.

Meu coração prático e direcionado para a performance tenta se consertar fazendo uma lista: Uma esposa excelente cozinha com comida orgânica (não com gorduras saturadas), costura suas próprias roupas (ou pelo menos passa as camisas do marido!), fala apenas palavras transbordantes de graça (e não com sarcasmo) e lê sua Bíblia por horas a fio (tudo bem, minutos?!).

Essa lista traz mais condenação; evidência concreta de que eu não posso ser uma esposa excelente por minhas próprias forças.

Embora todos essas coisas possam ser sinais de excelência, elas definitivamente não são exigências. Indo para as Escrituras para ser confortada e convencida, eu sou lembrada: Uma excelente esposa é forjada, não encontrada. Nenhum homem sai para encontrar e casar com uma mulher que é uma pura perfeição de esposa. Na verdade, nenhum homem ainda sabe o que é isso!

“É o caráter de Deus, e não o de nossos maridos, que pode ser plena e firmemente confiado. Nossa identidade central deve estar ancorada somente em Cristo.”

Uma mulher piedosa se torna uma esposa excelente à medida que entende que é feita à imagem de Deus, re-feita à imagem de Cristo, e formada ao longo de uma vida de arrependimento e redenção. A excelência não é medida por uma lista de tarefas; é manifestada na vida de uma esposa que conhece a Jesus intimamente.

“Uma esposa excelente é a coroa de seu marido, mas aquela que traz vergonha é como podridão nos seus ossos.” (Provérbios 12.4)

Quando eu humildemente e honestamente penso nas vezes em que eu trago vergonha ao meu marido, a sua destruição me traz à realidade. Se eu trago podridão aos ossos dele, então os meus já estão se desintegrando em falta de fé e amargura. Nós trazemos vergonha como esposas quando nós:

1. Nos focamos no pecado do nosso marido;
2. Pensamos que nosso jeito é o melhor, priorizando a nós mesmas sobre ele;
3. Falamos duramente a ele ou pejorativamente sobre ele com outra pessoa;
4. Negamos benção, oração, sexo ou algum tipo de encorajamento em uma tentativa de punir, manipular, ou “passar uma mensagem”;

A esposa que traz vergonha ao seu marido é a filha que não conhece e confia verdadeiramente no seu Pai Celestial.

Se a identidade da esposa está centrada ao redor do seu homem, ela com certeza lhe dará vergonha quando ele lhe desapontar – o que ele inevitavelmente fará. É o caráter de Deus, e não o de nossos maridos, que pode ser completamente e firmemente confiado. Nossa identidade central deve estar ancorada em Cristo apenas.

Nós somos feitas preciosas por Jesus. Essa transformação do coração é a base para qualquer preciosidade que nosso marido experimente em nós. Não é o que nós fazemos, mas o que nosso precioso Salvador fez por nós que graciosamente nos dá o poder para sermos esposas excelentes. Não temos esperança em nós mesmas.

“A excelência não é medida por uma lista de tarefas; ela é manifesta na vida de uma esposa que conhece Jesus intimamente.”

Uma esposa piedosa entende que ela não é nada fora da graça salvadora de Jesus Cristo e que ela não tem excelência fora dEle. A graça e o amor de Cristo são preciosos para ela. Impulsionada por Suas riquezas, ela se tornará uma gloriosa coroa para seu marido, ajudando, nutrindo e amando-o através das profundezas da justiça de Cristo nela.

É necessária uma cerimônia de 10 minutos para se tornar uma esposa. É necessária toda uma vida para se tornar uma esposa excelente – uma que entenda que o sangue de Cristo derramado na cruz é necessário para que ofereçamos excelências a nossos maridos.

Por: Jen Smidt

14.9.12

Não andeis ansiosa...


Tem um estudo que diz o seguinte:
De tudo o que nos PREOCUPA... 

 40% são coisas que nunca acontecerão, meras especulações.
 30% se refere ao passado, que não pode ser mudado.
 12% se refere a critica alheia, ao que os outros pensam a nosso respeito.
 10% se refere a saúde, e na maior parte das vzes se preocupar só piora.
 8% são problemas de verdade

 Ou seja, nos preocupamos demais e é uma ansiedade nociva, pq tira a paz e não faz bem algum, não resolve nada.

E o que a Bíblia nos diz sobre esse assunto?

Mt 6:27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à estatura}

Pv 12:25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.

A Bíblia repete mais de 350 vezes: “Não temas”.

E não nos preocupar, não temer, não estar ansioso, não é uma sugestão de Deus pra nossa vida, é uma ORDEM. Andar ansioso não só nos faz mal, como tbm é pecado, é falta de fé.

No Novo Testamento a palavra grega usada pra ansiedade é “meridzoe” que significa: “estar dividido, ser arrastado em direção oposta, sufocar”

Vejam a explicação de Jesus sobre um trecho da parábola do semeador (isso me impactou muito):

 "A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.
Quando li esse versículo a duas palavras me saltaram aos olhos: sufocados e cuidados." Lc 8:14

Pq é até admissível sermos sufocados com as riquezas e os deleites da vida.

Mas os cuidados? É lícito cuidar de nossa vida, falando pra nós mulheres, é lícito que eu queira deixar minha casa sempre limpa e organizada, é lícito que eu queira que tudo esteja correndo bem em casa.

Mas, andar ansioso com isso, se preocupar com isso ME SUFOCA.

Quem muito se preocupa, respira (espiritualmente) com dificuldade, sobrevive, mas nunca floresce de verdade. É como uma planta que não recebe sol, não recebe muita água, só o suficiente pra que não morra. Mas tbm não floresce, não fica bonita, vistosa. Está ali, sufocadinha, vivendo cada dia.

Mt 6:25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Nos preocupar não muda o que vai acontecer. E o Senhor sabe que a preocupação tira nossos olhos dEle e fixa no problema.

Jesus disse: “no mundo tereis aflições...” Jo 16:33

Ele não disse que poderíamos ter, e sim que TERIAMOS.

Mas Ele tbm disse:

“...mas tende bom ânimo, eu VENCI o mundo”

Ele venceu, e nEle venceremos. Não por nossas próprias forças, e sim nEle! Descansadas, confiantes!


Fp 4: 6-7 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Vamos entender esse trecho da Palavra.

Primeiro o que já sabemos: Não andeis ansiosos por coisa alguma.

Coisa alguma, é coisa ALGUMA. Ou seja: NADA pode nos deixar ansiosos, nos deixar sufocados, tirar nossos olhos do Senhor.

Então, entendemos que teremos aflições, mas a Palavra diz para que não andemos ansiosos em NENHUMA dessas aflições.

Em tudo porém... ou seja, apesar das lutas, em vez de andar ansioso....

em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica,


Pronto. Olha a receitinha anti-ansiedade.

Está ansioso? ORE.

Apresente diante de Deus, todas as suas petições, suplique a Deus, se derrame diante dEle. Apresente todas as coisas, em orações.

Eu ouvi um irmão dando um exemplo que achei fantástico: se vc pegar uma enponja de lavar louça e ela estiver suja, primeiro vc torce ela, enxagua, depois vc coloca o detergente pra lavar mais louça. E daí tem que fazer o mesmo processo várias vezes. Nós somos assim, se estivermos cheias não tem como entrar nada! Pra que possamos ser lavadas com a água da Palavra precisamos estar esvaziadas das nossas ansiedades, medos, preocupações.

Por isso devemos apresentar nossas petições, pelas orações e súplicas.

Um exercício prático é o seguinte: quando começo me preocupar se meu esposo será tentado em alguma viagem , em vez de ficar horas preocupada, ansiosa(“será que ele tá sendo tentado?, será isso, será aquilo” eu pego essa ansiedade e apresento diante de Deus em oração: “Senhor não permita q meu esposo seja tentado, guarde seus olhos, seu coração”, e assim vou fazendo com tudo.

A Palavra nos dá mais uma recomendação, além de apresentar diante de Deus nossas petições pelas orações e súplicas....

Apresentemos : com ações de graças.

Em vez de ficar ansiosa, com medo e preocupada preciso orar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito. Louvar ao Senhor, Agradece-Lo pq muitas coisas Ele tem feito.

Então, em vez de me preocupar pq minha casa está cheia de mofo e eu queria mudar daqui, apresento diante de Deus a minha petição e louvo a Ele por esta casa, pq ontem eu morava em outra que era pior, e essa casa tem suprido nossas necessidades e principalmente tem servido ao Propósito!

Então, minhas irmãs, vamos recapitular:

Não andar ansiosa.

Orar e apresentar nossas petições.

Ser grata a Deus pelo que Ele já fez e tem feito.

E então....

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Se o meu Deus não for maior que a minha vida, então a minha vida será maior do que meu Deus, e eu vou priorizar o que não importa.

No mais:

Fp 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Vamos nos avaliar, no que temos concentrado nossos pensamentos? Com o que temos nos enchido? Pq a gente transborda do que tá cheio...quem está em comunhão constante com o Pai não se preocupa com as coisas dessa terra, pq está de olho nas coisas do Alto.

1 Jo 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Ansiedade é medo. É insegurança. É falta de fé.

Pode nos levar ao desanimo, a dúvida. Pode nos sufocar. Tira nossos olhos do Alvo.


Quando Jesus disse a Marta: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada."


Jesus diz exatamente o mesmo pra mim, pra você.

“Bell, Bell! Andas inquietas e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco é necessário ou mesmo uma só coisa: Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada”

O Senhor quer que troquemos as muitas coisas que nos tornam ansiosas por uma só coisa: Ele mesmo. E isso NUNCA nos será tirado!


Jo 14:1: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.



13.9.12

Tornando-se Ester - por Charo & Paul Washer


“Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres), então, é que vinha a jovem ao rei…” (Ester 2:12-13)


Eu sempre fico abismada com o tipo de preparação que a futura rainha Ester teve que passar antes que fosse apta para se apresentar ao rei Assuero. Alguma de nós estaria disposta a passar por doze meses de tratamento de beleza antes de conhecer o homem dos nossos sonhos? É provável que não, mas imagine a possibilidade. Um ano separado para apenas um único propósito: Se tornar tudo o que você for capaz de ser para aquele a quem você mais ama. Tempo precioso para cultivar beleza, fazer investimentos em educação e etiqueta, fortalecer virtudes e construir caráter.

“Toda fase da vida tem sua beleza e maravilha por si própria.”

A preparação de Ester me lembra daquele precioso tempo entre o despertar do desejo no coração de uma jovem mulher de compartilhar sua vida com um companheiro, e o momento em sobe ao altar. Para muitas, esse tempo de preparação é visto como nada mais que um tempo de espera. Mulheres solteiras freqüentemente vêem a si mesmas como sentadas na prateleira enquanto a vida passa por elas, ou sentadas no banco enquanto outras jogam. Não percebem que estão desperdiçando o período mais importante de suas vidas, estão privando a si mesmas de grande alegria e recompensa, estão privando seus futuros maridos de uma mulher mais virtuosa e estão privando a Deus de uma serva através da qual Ele deseja fazer coisas grandiosas.

Assim como Ester teve que estar preparada antes que pudesse ser rainha de um reino inteiro, a mulher também deve estar preparada antes que possa embarcar em um dos mais importantes e difíceis chamados na vida: O matrimônio e a maternidade. Ester teve que aprender os costumes do reino em que vivia, teve que aprender as práticas da vida na corte e os desafios intelectuais, emocionais e espirituais da posição superior. Para simplificar, Ester tinha que ser convertida de uma jovem moça a uma rainha costumes do reino em que vivia, teve que aprender as práticas da vida na corte e os desafios antes mesmo que ela pudesse ter o título e cumprir com o papel de uma rainha. Da mesma forma, a mulher cristã solteira deve aprender os costumes do Reino dos Céus antes mesmo que se una àquele que Deus está preparando para ela. Ela deve estar preparada intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente, não para um representante da corte em algum templo pagão, mas para o próprio Deus, sua Palavra e outras mulheres de Deus que foram preparadas antes dela.
O celibato não é um desperdício de tempo ou uma condenação a ficar sentada no banco, mas um tempo que Deus separou especialmente para fazer da mulher o que Ele quer que ela seja, e usá-la de formas que poderiam ser impossíveis após o casamento. O celibato é um tempo no qual uma mulher deve cultivar as virtudes que pertencem a uma mulher de Deus, para assim poder oferecer ao seu futuro marido e ao mundo algo mais do que apenas um rosto bonito.

Lembre-se no seu celibato que você não é a única solteira, mas seu futuro marido está passando pelo mesmo estágio que você. Não seria terrível finalmente conhecer o homem que irá se tornar seu marido só para descobrir que ele usou seu próprio celibato para servir a Deus e preparar-se para ser um marido melhor para você, enquanto que você não usou a liberdade de seu celibato para servir ao Senhor, nem tirou vantagem alguma do treinamento que Deus lhe ofereceu? Também não seria terrível perceber que seu marido passou seus dias como homem solteiro orando diariamente por suas necessidades e pela obra de Deus na sua vida, enquanto você sequer orou por ele, nem respondeu à graça de Deus que lhe foi dada como um resultado das orações dele?

É algo maravilhoso quando Deus abençoa a uma mulher com um marido. Aquele alguém especial é “simplesmente perfeito” para ela ao que foi, de forma cuidadosa e pensativa, desenhado por Deus para ser um em união com ela. É tamanho o prazer para a mulher olhar para trás e lembrar como Deus a capacitou para esperar n’Ele e que Ele foi fiel em abençoá-la. É ainda maior o prazer para ela saber que seu tempo como uma mulher solteira foi também um tempo de buscar a Deus e ser fiel a Ele em seu propósito. Que não quis nem por um momento fugir daquele estado, mas desejou apenas confiar em Deus e esperar em sua graciosa soberania.

De nenhuma maneira é uma tragédia ser uma mulher cristã solteira, mas o caminho do mundo mais uma vez se infiltrou na Cristandade com a falsa idéia de que é. Uma das maiores mentiras é se você não “tem alguém” ou não está “procurando alguém”, há algo de errado com você. Outra mentira é que a mulher solteira deveria estar namorando por aí como se procurar um marido fosse como fazer compras num shopping. Uma mentira ainda mais forte é que a mulher solteira deveria estar dando seu carinho indiscriminadamente para que se torne “mais experiente” e saiba como fazer quando finalmente encontrar o homem de sua escolha. Minha cara cristã, é uma mentira e uma afronta a Deus dizer que a experiência é a melhor professora, e apesar do lema do mundo ser “vivendo e aprendendo”, o conselho da Bíblia é “aprendendo e vivendo”. Você não precisa ter experiência, você só precisa ser conhecedora do que Deus disse e obediente a isso. Você não deveria estar procurando pelo homem de sua escolha, mas deveria estar esperando pelo homem da escolha de Deus. E quando ele vier, não serão passadas experiências que farão seu casamento funcionar, mas as passadas castidade, pureza e santidade. Deveríamos esconder nossos rostos dos caminhos e experiências desse mundo perverso e buscar apenas aquilo que Deus colocou no caminho que Ele preparou para nós.
“Minha querida amiga, ser solteira, assim como ser casada, deveria ser considerado um tempo muito especial e desfrutável tempo na providência de Deus.”

Deus sabe exatamente o que você precisa e até mesmo sabe os desejos de seu coração melhor do que você mesma. Deus ama surpresas. Ele não quer que você procure por seu marido. Ele quer trazê-lo até você, e provavelmente quando você menos esperar. Se você desobedece a esse conselho, como tantas outras mulheres antes de você, e passa a procurar por si mesma um parceiro, você pode encontrar alguém, mas as chances são de o alguém que você encontrar, não ser o certo.

Como mulheres, nossa natureza deseja a companhia e o companheirismo de um homem. Isso vem de Deus e, portanto é bom. Mas ao mesmo tempo, estamos erradas em pensar que a morte será o resultado se essa necessidade não for suprida. Necessitar de outro como companheiro não é como a necessidade de respirar. Ou seja, você pode sobreviver sem um companheiro pelo menos até que Deus tenha feito sua perfeita obra em você. Lembre-se das Escrituras: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças.” 1 Coríntios 10:13

Descobri que há duas razões primárias do porque alguém precisa “desesperadamente” de outra pessoa. Em primeiro lugar, é porque não conhecem a Deus como deveriam. Deus não é o Deus de todo o conforto? Cristo não é exaltado o Senhor que completa tudo em todo lugar? Então porque reclamamos sobre o quão vazias e sozinhas nos sentimos? Não pode ser que Deus aumente nosso tempo de celibato para que possamos encontrar vida n’Ele e aprendamos a ser completas n’Ele? Se buscamos nos casar porque sentimos que um marido irá satisfazer nossas vidas ou irá de alguma forma nos fazer completas, seremos severamente desapontadas em nosso casamento. Nenhum homem, não importa o quão parecido com Cristo, poderia de alguma forma tomar o lugar de Deus em nossas vidas, e pensar tal coisa é pura idolatria. Se não somos satisfeitas por Deus agora e completas em Cristo no presente, então nem sequer um casamento feito no nos céus será capaz de mudar nosso vazio.

A mulher cristã solteira deve aprender os costumes do Reino dos Céus antes mesmo que se uma àquele que Deus está preparando para ela.

A segunda razão para a desesperada necessidade de alguém em nossas vidas é o pleno egoísmo. Quando precisamos de alguém para que nos sintamos amadas, ou quando precisamos de alguém para que nossos sentimentos de solidão sejam dissipados, então estamos querendo o casamento pelas razões erradas. O matrimônio não deveria ser encarado como uma oportunidade de ter nossas necessidades conhecidas, mas de conhecer as necessidades de outro. Se não aprendemos a levar nossas necessidades a Deus, então provavelmente vamos oprimir nossos maridos com nossas próprias necessidades e sequer ter conhecimento das dele. Conheci cristãs que desperdiçaram seus dias consumidas com suas próprias necessidades e constantemente lamentando sobre o motivo de Deus não ter trazido alguém em sua vida. Mas por que Deus deveria confiar um homem de Deus a uma mulher que está absorvida em si mesma e suas próprias necessidades, e não usa a liberdade de seu celibato para servir a Deus e preparar-se para os propósitos d’Ele? Tal mulher teria pouco para oferecer a um homem de Deus!

Minha querida amiga, ser solteira, assim como ser casada, deveria ser considerado um tempo muito especial e desfrutável tempo na providência de Deus. Não deveria ser considerada uma mera circunstância ou maldição da qual deva tentar desesperadamente fugir. Ser solteira é um tempo para aprender sobre Deus e sobre nós mesmas, um tempo para descobrir quem nós somos em Cristo, e como crescer na “aparência de Cristo”. É um tempo para ser zelosa por boas obras e envolvida em ministrar para outros. Ser solteira tem uma magia própria que deve ser aproveitada, pois uma vez passado, não deve nunca mais retornar. Não há nada tão triste quanto uma mulher já casada que se arrepende por não ter feito o suficiente com sua vida enquanto era solteira. Tudo foi perdido pelo intento de se apressar em casar sem consideração pelo plano ou pela obra de Deus.

Toda fase da vida tem sua beleza e maravilha por si própria. Minha oração para todas as cristãs solteiras é que elas possam aproveitar seu tempo apesar das mentiras do mundo. Que elas possam ser exigentes e não ajustadas por nada menos que a perfeita vontade de Deus. Que elas possam esperar pacientemente em Deus que é o provedor de todo bom e perfeito presente. Que elas possam ser como Ester, usando qualquer tempo que Deus julgue necessário para torná-las lindas por dentro e por fora.

Posts relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...