Pages

28.9.12

Raiz de Amargura



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Hb. 12:14-15

Vejam bem, essa raiz pra brotar precisou encontrar duas coisas: Um terreno propício, um solo onde se firmar e alimento.

- Um terreno propício. Um solo onde se firmar.

Uma raiz, uma semente, somente se fixa em um lugar favorável a isso.

A palavra de Deus diz que se uma boa semente encontrar um bom terreno ela se produz a 30, 60, 100 por 1. Isso vale para as más sementes tbm. E daí muitas vezes estamos bem externamente, mas existe uma raiz de amargura ali, q encontrou um solo propício e se alimentada brotará, crescerá, produzirá maus frutos e ainda por cima contaminará a muitos.

O que seria, na prática, um solo propício?

Eu diria que é um coração complicado.

Normalmente é um sentimento de ofensa, ou de injustiça que dá a oportunidade dessa raiz se estabelecer.

A amargura, na maioria das vezes, tem origem em algo que dá razão para o amargurado se sentir vítima de uma ofensa, ou mais precisamente, vítima de uma grande injustiça. Esta é a base onde a raiz de amargura se estabelece.

Um irmão fala algo e vc não gosta, vc em vez de andar na luz, guarda. Por menor que seja, é uma brechinha. E é uma maneira de "preparar o solo". Um coração complicado, magoado, é um solo perfeito pra raiz de amargura.

- Alimento

E aí qdo a raiz brota, em vez de tirarmos fora como se faz com ervas daninhas, temos a tendência a cultiva-las. Como qualquer planta, a raiz de amargura precisa sempre ser alimentada e regada.

O que alimenta a raiz de amargura é o remoer das lembranças, das imagens, das palavras, das sensações, das situações, que são avivadas para fortalecer o senso de injustiça, para não deixar morrer a memória da ofensa sofrida.

Alimentamos com pensamentos do tipo: " ninguém ME entende" "esse irmão tá errado, EU estou certo" "estão querendo mandar em MIM" "eles se acham santos" "ninguém sabe como é a MINHA vida". Vejam que o foco é sempre nosso EU.

Muito sério isso. Mas temos a tendência a negligenciar esse assunto. Não damos a devida atenção ao nosso coração, ao que temos deixado ser cultivado nele. "É bobeira, vai passar". Isso é engano do diabo meus irmãos.

Se existe algo em seu coração contra um irmão, se vc se magoou com algo, vá até ele e resolva. Por menor que pareça, por mais bobeira que possa ser. É a única maneira de fecharmos as brechas. E evitarmos o surgimento de raiz de amargura no nosso coração.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. "1 João 1:7

Tem uma frase de um filósofo que é assim:

“Escapei aos tigres, alimentei os percevejos, fui devorado pelas mediocridades”
Bertold Brecht

Ele escapou dos tigres, venceu os tigres, mas a medida q alimentou os percevejos (tão pequenos) ele acabou morrendo. Pelas menores coisas, pelas mediocridades.

E isso não ocorre conosco tbm? em nossa caminhada com Deus? Certamente, nós que nascemos de novo, escapamos dos tigres. Abandonamos a escravidão do pecado. Fomos libertos da opressão...mas muitas vezes continuamos alimentando percevejos...como? alimentando rancores, a recusa em perdoar, a tendÊncia a não andar na luz, a auto imagem tão intocada...enfim....acabamos devorados pelas mediocridades...ficamos doentes, murmuradores, sempre indispostos, cabisbaixos, revoltosos, impedindo que do nosso interior fluam rios de água viva.

Pronto. Isso já é a tal raiz de amargura instalada e pronta pra contaminar tudo ao seu redor (o famoso fruto podre).

Me vem a mente o seguinte:  Guardai o coração.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida"

Nosso coração é enganoso, e facilmente podemos deixar brotar uma raiz de amargura nele ou então nos deixar contaminar por amargurados de plantão. Isso é fácil e rápido pra acontecer, basta uma brechinha.

Só no novo testamento temos uma lista enorme de versículos que falam sobre guardar o coração. Se a bíblia repete tantas vezes é pq é algo MUITO IMPORTANTE não é?


**olha a listinha de versículos sobre guardar o coração: meditem depois a respeito deles:

Pv 4:23 / Mt 15:19 / Mc 7:21 / Rm 1:21 / Rm 2:5 / Mc 7:6 / Hb 3:10 / At 7:39 / Mt 22:37 / Lc 8:15 / At 13:22 / Tg 1:8 / 1 Pe 1:22 /
Hb 10:22 / Rm 10: 9 -10 / 2 Tm 2:22 / Hb 4:12 / 1 Pe 3:4 / 


Portanto meus irmãos, guardemos nosso coração. Para que ele não venha a ser solo propício pra qq raiz de amargura, e se, caso venha cair uma sementinha má nele, nós possamos decidir andar na luz e eliminar essa semente, mesmo q seja trabalhoso e mtas vezes dolorido.

Vigiar, orar e analisar tudo a luz da Palavra de Deus. Deus não é Deus de confusão e sim de paz, e Ele não se contradiz.

Então, onde tem maledicência, facção e rancor, certamente não tem Deus!! Ainda q esteja camuflado por palavras bonitas e uma aparência cristã.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (HB 4:12)



Que a paz do Senhor seja com todos nós!





Nenhum comentário:

Posts relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...