Pages

25.9.13

A impostora que vive em mim


Quando olho pra mim mesma com sinceridade reconheço que não passo de um confusão de paradoxos... Creio e duvido, tenho esperança e me desespero, amo e odeio, me sinto mal com bobeiras, sou inconstante, muitas vezes sou hipócrita, julgo, perco a paciência, confio e desconfio, sinto-me culpada por não me sentir culpada. Ajo com transparência e ainda assim embarco em dissimulações. 

Faço das palavras de Paulo, as minhas:

"Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa.Nesse caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim.No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus;mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Rm 7:14-25)

Viver pela Graça implica reconhecer toda a história da minha vida. Implica em olhar pra mim e reconhecer que não passo de uma impostora. Só mostro ao público meu "melhor lado", o lado bonito e iluminado. Em um mundo onde todos estão expostos na vitrine, seja na virtual ou na social, as pessoas sentem a necessidade de falar e agir de acordo com o que esperam dela, e ate de acordo com o que ela mesma espera de si próprio. Tudo é vaidade.
Até mesmo reconhecer minha hipocrisia não passa de vaidade. 

Apenas quando admito meu "lado sombrio", quando admito o quanto sou uma impostora, quando admito que vez ou outra uso máscaras, até mesmo quando estou orando, muitas vezes falo o que devo falar e não o que meu coração falaria, apenas quando admito toda a mediocridade do meu ser é que consigo de fato aprender sobre a Graça e a grandeza de Deus. 

Ele é bom, e eu não sou.
Ainda que eu fale palavras de piedade, ainda que eu demonstre toda minha humildade e quebrantamento, ainda que eu leve uma vida de renúncia, ainda que eu pregue e viva o que eu prego, ainda que eu faça obras sociais e não arraste uma fé morta e inútil, ainda que eu esteja dia após dia sendo conformada a imagem de Cristo. Ainda assim eu sou má. 
Nada em mim me torna mais ou menos aceitável. 

Pq é unicamente pela Graça. 

Como dizia Thomas Merton: "Santo não é aquele que é bom, mas o que experimenta a bondade de Deus". 

Portanto prossigamos em amar e em conhecer o Senhor, Ele conhece nosso coração, sabe que é totalmente corrupto, Ele não tem expectativas a nosso respeito e sabe que nossa tentativa (inútil) de agrada-Lo é apenas reflexo de nossa limitação em entender tamanho Amor e Graça.

"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." Atos 20:24




Resoluções, antes e hoje em dia.



Vi uma reportagem falando acerca de como as "resoluções" e busca das mulheres mudaram nos últimos 100 anos. Publicaram trechos de diários fazendo comparação, achei interessante...

Por exemplo, um diário de 1892 diz:
“Resolvi… pensar antes de falar. Trabalhar seriamente. Ter auto-controle em conversas e ações. Ser digna. Ter mais interesse em outras pessoas.” 


Olha diferença em relação a um de 1982:
“Eu vou tentar me tornar melhor em qualquer meio que eu puder com a ajuda das minhas economias e o dinheiro de babá. Vou perder peso, comprar novas lentes de contato, já arranjei um novo corte de cabelo, boa maquiagem, novas roupas e acessórios.”

E hoje em dia? Não temos mais diários, hoje as pessoas postam a público suas resoluções, anseios e conquistas, por aqui pelo facebook, não creio que seria muita coisa além de "Quero um corpo perfeito, perder tantos quilos, barriga trincada, uma prótese de silicone, um cabelo brilhante, ganhar dinheiro, um namorado, blá blá blá".

Não que EU não queira coisas desse tipo, claro que quero. Quero e preciso perder peso, pretendo fazer uma ou outra cirurgia plástica, faço massagens, cuido do cabelo, corro atrás dos melhores hidratantes, quero estar bem, mas....considere a mudança de foco que tem ocorrido ao longo dos anos...quais tem sido as prioridades, e então eu me avalio, qual tem sido a MINHA prioridade? "boas obras" ou boa aparência?

Sei o que a bíblia tem a me dizer:

“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas com boas obras, como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus.” 1 Timóteo 2:9-10

“Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos, mas seja o homem que está escondido no coração, no vestido incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande estima diante de Deus… da qual vos tornais filhas (de Sara), se fazeis o bem e não temeis perturbação alguma.” 1 Pedro 3:3-4,6

Então, minha oração é que meu maior foco seja este, cuidar do meu procedimento, da minha vida com Cristo. Que minhas resoluções, meus sonhos e minha metas estejam cada vez menos focados em mim mesma e cada vez mais no Senhor. 

“A mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30


Como suas vestes podem fazer um homem pecar




Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2


Certa vez li uma frase que me chamou a atenção: “Mulheres, se vistam como gostariam que outras mulheres se vestissem diante de seu marido”. 

Quando nos convertemos tudo muda, somos novas criaturas e devemos nos despojar totalmente do velho homem, dos costumes do velho homem, e isso não significa apenas deixar a prática de pecados grosseiros e sim uma renovação total da mente e consequentemente dos atos! E claro isso inclui nossas vestimentas.
Resolvi montar um estudo prático e rápido com algumas dicas de vestimenta.
Isso não é legalismo ou religiosidade, sua salvação obviamente não depende da roupa que vc usa, mas uma das evidencias de que vc é uma nova criatura em Cristo e está sendo moldada por Ele é justamente o fato de vc não seguir mais o padrão desse mundo, e sim o padrão de Deus. Lembremos disso em todo o tempo nesse estudo. 


Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
Mateus 18:6-7

Quais vestimentas devemos EVITAR:
  • Saias, vestidos e shorts curtos.
  • Vestidos ou saias com fendas compridas.
  • Vestidos, saias muito sensuais que marcam o contorno do corpo de forma provocante.
  • Decotes profundos, blusas desabotoadas.
  • Roupas transparentes
  • Barriga de fora, decotes extravagantes nas costas.

Você pode estar achando um exagero ou pode estar pensando: “o pecado está no homem que vê com malícia e não em mim”, eu também já pensei isso. Mas a Palavra diz que não podemos ser pedra de tropeço. O homem que te cobiçar deverá prestar contas a Deus pelo seu adultério mental, mas vc também prestará contas por ter sido provocante. A palavra deixa claro que o mundo precisa ver diferença em nós. A bíblia deixa muito claro que as mulheres piedosas segundo o coração de Deus eram recatadas, castas, moderadas.
Esse versículo tem martelado minha mente nos últimos dias:
As mulheres mais maduras, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;Para que ensinem as mulheres mais novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.Tito 2:3-5
Vejam que as mulheres mais velhas não cabe apenas ser uma esposa submissa a seu marido. Ou ser apenas hospitaleira. Existe uma regra de conduta esperada. Que sejam SÉRIAS no seu viver, como convém a SANTAS, Não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem (ou seja, conhecedoras da Palavra). E o que devemos ensinar as mais novas? A serem PRUDENTES, amarem seus maridos, amarem seus filhos, a serem MODERADAS, CASTAS, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos. E qual o fim? Para que a palavra de Deus não seja blasfemada, ou difamada como diz em outras traduções.
Vejam como existe sim uma mudança completa que diz respeito a tudo em nossa vida. Nossa postura, nosso vocabulário, nossos hábitos e também nossas vestimentas. 

Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.
1 Coríntios 10:32

Precisamos estar atentas minhas irmãs. Se vc colocou uma blusa, faça um teste, se abaixe diante do espelho, se mostrar o vão entre seus seios é pq não é uma blusa adequada, use um top por baixo ou troque a blusa. Saias, shorts e vestidos demasiadamente curtos devem ser evitados, roupas muito apertadas e sensuais, transparências. Nós mulheres sabemos quando estamos “belas” e quando estamos “sensuais”, olhamos no espelho e sabemos. Uma boa fórmula é se perguntar: “Eu gostaria que uma mulher se vestisse assim diante de meu esposo?” Se a resposta for NÃO é pq sua roupa está inadequada.

Eu não estou sugerindo que ninguém coloque uma burca, ou se vista com roupas de número maior que o seu. Estou dizendo pra sermos prudentes. Precisamos nos avaliar, para que a nossa liberdade em Cristo não se torne libertinagem e nem seja pedra de tropeço pra outros irmãos. Não podemos seguir “a moda” do mundo, pergunte a seu marido , ele é homem e saberá se vc está provocante ou não, e vamos permanecer firmes contra a tremenda pressão do mundo. Precisamos ser mulheres sábias, auxiliadoras respeitáveis. 
Mulheres castas, prudentes, modestas e de aparência santa. Precisamos buscar ser mulheres piedosas. Nas nossas atitudes, no nosso falar e na forma como nos vestimos. 

Esse estudo rápido é uma exortação pra mim mesma, e quero repartir com vcs minhas irmãs. Que gere frutos de arrependimento, que possamos ver no que temos errado e mudar nossas atitudes. 



A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
1 Pedro 3:3-4


Corações Sábios



Se quisermos línguas sábias, precisamos de corações sábios. Abaixo estão algumas formas para se chegar lá.


1. Não seja sábia aos seus próprios olhos (Pv. 3:7). Você pode estar errada, incorreta, equivocada.

2. Considere a Palavra de Deus. Quando você a ouvir e ler, pratique-a. Aplique a Palavra à sua vida (Pv. 16:20).



3. Seja receptiva ao ensino (Pv. 10:8). Não assuma que você não tem mais nada para aprender.



4. Receba correção (Pv. 10:17). Mesmo quando você não gosta da forma com que a correção venha.


5. Busque o conhecimento e guarde-o (Pv. 15:14 e 10:14).

6. Deixe o seu coração ser ensinado primeiro, e então ensine sua boca (Pv. 16:23).

7. Não finja o amor (Pv. 10:18). Peça a Deus pelo amor sobrenatural; não confie na sua própria provisão de amor humano, falível.

8. Não fale muito. Pese suas palavras! (Pv. 10:19)

9. Alimente as pessoas (edifique-as) com sua boca, e você alimentará a si mesma. (Pv. 13:2)

10. Guarde sua boca (Pv. 13:3). Ore como o salmista “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Sl 141:3)



Posts relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...