Pages

10.11.12

Nada vai nos separar deste Amor!





Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". 
Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela".
Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. 
João 11:3-6



Vamos meditar nesse texto.
Jesus amava a Lázaro. Jesus amava aquela família de Betânia. Os preferia. Estava sempre com eles. Eram amigos. Quando Lázaro adoeceu, suas irmãs (Maria e Marta, já muito conhecidas nesse blog) mandaram um recado a Ele: "Senhor, aquele a quem amas está doente".

Jesus amava Lázaro e Lázaro estava doente.
Jesus que curava a muitos, Jesus que apenas com uma palavra poderia livrar Lázaro da enfermidade.
E Jesus disse aos discípulos: "essa doença não é pra morte".

Acredito que quem levou o recado pra Jesus voltou animado. Pois Ele disse que não era pra morte. Acredito que Maria e Marta devem ter suspirado aliviadas "Tudo se resolverá". O próprio Lázaro deve ter ficado tranquilo, porque o Mestre disse que não era pra morte.

E então Jesus se demora mais dois dias onde estava, em vez de correr pra Betânia.
Mas, ainda assim, Ele já havia curado a distância, apenas com uma palavra. Ele poderia fazer isso por Lázaro. Afinal, Ele amava Lázaro. Mas Ele não fez.
Lázaro morreu.

Imaginem o que passou pelo coração de Maria, pelo coração de Marta.
O que passaria pelo nosso coração?

Jesus amava Lázaro.
Jesus me ama. Jesus te ama.
"Jesus ama a Bell Boaventura"
E por que então em tantos momentos eu fico "doente"? Por que sou afligida? Por que isso acontece conosco se Ele nos ama e pode com uma única palavra fazer tudo mudar?

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
Romanos 8:28

Temos este versículo memorizado, ele é muito conhecido por nós. Mas quando a dor chega, quando as coisas saem errado, quando nos deparamos com uma situação complicada, temos de fato nos apegado a este versículo com fé?
Olho pra minha vida e vejo o quanto minha fé é fraca. O quanto me sinto desesperada quando as coisas andam mal, quando tudo parece desmoronar...TODAS as coisas cooperam pro bem, TODAS, TODAS, TODAS. 
Minhas irmãs. Tenho aprendido que nem sempre entenderei o que Deus está fazendo ou por que Ele está fazendo. Nem sempre conseguirei ver qual é a razão de muitas coisas, mas preciso ter certeza absoluta de que TODAS as coisas cooperam pro meu bem. TODAS as coisas são pra glória de Deus. Para que o caráter dEle seja formado em mim. Esse é o objetivo. Que o nome dEle seja glorificado.

Voltando a família de Betânia. Jesus recebeu o recado, disse que não era pra morte, se demorou mais dois dias e Lázaro morreu.

Em João 11:20 Marta soube que Jesus estava chegando e correu a Seu encontro.

Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 
João 11:20-22

Marta sincera, rasgou seu coração: Senhor, se tú estivesses aqui isso não teria acontecido!!!
Minhas irmãs, quantas e quantas vezes essa pergunta passa pelo nosso coração não é? quantas vezes não pensamos: Senhor, tú poderias fazer diferente. 
É muito difícil compreender que o Senhor trabalha visando unicamente o Propósito Eterno, nosso bem na Eternidade e não essa vida passageira, temporária!! 

Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 
João 11:23-27

Qual tem sido nossa resposta a essa pergunta em meio a crises?
Nossas atitudes revelam aquilo que cremos.
Cremos realmente que Ele é o Cristo? temos dito isso? Por que muitas vezes quando a angústia chega é muito fácil se desanimar, entrar na caverna, se aborrecer com Deus, e deixar de crer. Nossa fé vai embora com facilidade, basta tirarmos os olhos dEle e colocarmos em nós mesmos, na situação ao redor. 
Se cremos, descansamos. Quem tem fé descansa, espera, e sabe que TODAS as coisas cooperam pro bem. Quem crê sabe que Deus é soberano e está no controle de tudo.

Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 
Lucas 12:6-7

Precisamos descansar. Precisamos crer.

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. 
João 11:39-44

O Senhor está no controle. Ele nunca sai do Trono. Ele é soberano.
Podemos ser amados e ainda assim passar por momentos de aflição? Não só podemos como iremos! Ele mesmo nos disse que teríamos aflições! Que passaríamos por provas! Mas a forma como nos portaremos nesses momentos é que fará toda diferença! 

Temos uma única promessa de paz, tranquilidade e o cessar do choro. Está em Apocalipse.

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 
Apocalipse 21:4-7


Neste dia, toda lágrima vai cessar, toda dor vai acabar. Tudo será novo. Viveremos pra glorificar nosso Pai e estaremos eternamente em Sua presença.

Pode ser que o Senhor retire as pedras em algum momento de nossa vida,ou pode ser que tenhamos que conviver com pedras até o fim. Lázaro ressuscitou. Mas, ainda que Lázaro não tivesse ressuscitado Deus continuaria no Trono, e continuaria amando a Lázaro. Porque o amor de Deus é incondicional e se manifesta pelo que Ele já fez, e não por coisas que Ele pode ou não fazer nessa vida curta e passageira que temos nessa terra. 

O que importa é manter nosso coração certo de que NADA pode nos separar do amor de Deus, porque este amor está firmado em CRISTO, através de CRISTO, nosso Senhor e Salvador!!!


Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. 
Romanos 8:38-39







5.11.12

Casulo - Uma oração


Pai, pelo fato de eu ser amada
e de amar,

não preciso me preocupar
com minha resposta ou falta de resposta.
Não tenho de lutar
com meu desejo de compreender.
Não tenho de lutar

com meu sentimento de indignidade.

Tudo o que tenho de fazer é

ficar sossegada,
permanecer bem pertinho de ti
e permitir que me ames
até recuperar minha integralidade.


Pai, às vezes
a coisa mais difícil
do mundo
é ficar sossegada,
permanecer bem perto de ti
e permitir que me ames.

Mas, pelo fato de ser amada

e de amar,
eu tento.


Aqui estou eu Pai.

Sossegada, ao menos desta vez.
Mais perto do que jamais estive.
Esperando.
Aceitando.
Querendo.


Ama-me, Pai.



Oração extraída do livro: “Convite à solitude”

Autor: Brennan Manning

17.10.12

Guia-me Senhor!




Quando o meu espírito se desanima, és Tu quem conhece o caminho que devo seguir. Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus; que o Teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.


“Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.

Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço.Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma (…)Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. “
Salmos 142




“O SENHOR, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça.(…)Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. 
Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta.

Ouve-me depressa, ó SENHOR; o meu espírito desmaia. Não escondas de mim a tua face, para que não seja semelhante aos que descem à cova.  

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. 

O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.
Vivifica-me, ó SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. “
Salmos 143

8.10.12

Tens nome de vivo, mas estás morto.



Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 
Apocalipse 3:1-3



Sábado ouvi algo muito forte em uma pregação. 
Uma pessoa pode usar um relógio, um óculos, um boné,mas esses itens não fazem parte de seu corpo, são acessórios. Muitas vezes acessórios bonitos, úteis, que estão com ela todos os dias até, meu marido por exemplo se deixar não tira o relógio nem pra dormir, tá ali sempre junto a seu corpo. Mas não é parte do seu corpo. É apenas um acessório.

Quantas e quantas pessoas não estão apenas como "relógios" no Corpo de Cristo?
Caminhando junto, sendo até "necessário", cooperador. Mas, apenas acessório.
"Tens nome de quem vive, mas estás morto" - leva nome de vivo (nascido de novo), mas está morto.

Só o Senhor sabe quem é Corpo e quem é acessório. Eu não tenho como discernir isso. Mas o Senhor sabe. Ele conhece os Seus. Conhece aqueles que são totalmente dEle. 

Que possamos nos avaliar. 
Como estamos?
Quem somos? DE QUEM somos?

Fica a exortação do Senhor: 

"Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei."





3.10.12

Um coração entregue.



Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. 

Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: 

Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? 

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; 
Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

João 12:1-8




O Senhor tem falado muito ao meu coração com essa palavra. 

O que me chama a atenção no primeiro momento é a diferença do coração de Judas e o coração de Maria. Essas são as diferenças mais gritantes, mas vamos analisar essa cena como um todo.

Jesus estava ali com pessoas de seu convívio, pessoas que Ele considerava como AMIGOS, os discípulos que Ele mesmo escolheu, e a família de Betânia, Jesus amava essa família de Betânia, Ele sempre parava nessa casa, pra estar com eles, a palavra diz que quando Lázaro morreu, Jesus chorou, ou seja, Jesus amava essas pessoas, caminhava com elas, todos ali recebiam de Jesus, estavam dia a dia com Ele, vendo Sua obra, Sua vida, e eu fico me perguntando pq algumas pessoas entenderam quem Ele era e outras não? Sendo que todos conviveram e receberam Dele igualmente? Pq isso?


Veja bem, (espero estar sendo clara) vamos começar por Lázaro, a palavra diz que Lázaro foi ressuscitado dos mortos e estava a mesa com Ele. Nós somos Lázaro, Cristo nos tirou das trevas pra luz, da morte pra vida, somos ressuscitados EM CRISTO, pra viver com Ele, saímos do mundo dos mortos, como Lázaro.

E após esse grande milagre Lázaro estava ali, a mesa com Jesus, sentado. Apenas sentado.


Marta, servia (servia a Jesus e os Seus, mas estava ali afadigada com muitas coisas, lembram do outro post desses dias? Marta, cansada, correndo, querendo dar o seu melhor e deixando pra lá a melhor parte...)

E Maria...



Ah...Maria me encanta.

Maria estava aos pés do Pai, ungindo os pés de Jesus com nardo, e enxugando com seus cabelos.

Isso é muito profundo.
Reflitam comigo...Maria e Marta eram irmãs, possivelmente órfãs, naquela época pra uma moça casar deveria ser dado o dote, e elas não tinham um pai pra lhes preparar o dote, pra vc ter uma idéia, o nardo que ela usou em Jesus era valiosíssimo, seria o equivalente a um perfume de 30 mil reais hoje em dia!!! Era um perfume de extremo valor, podemos imaginar que era parte do dote de Maria, senão o dote todo!! Mas ela lavava os pés de Jesus!!! Ela não queria nem saber, aquele era o Noivo dela, era o Amado, era o Messias, o Criador, o Rei.
Ela apenas queria estar aos pés Dele, e entregou pra Ele tudo de mais valor que ela tinha, seu nardo, seu dote, sua promessa de um futuro, ela entregou TUDO.
E tem mais, Maria enxuga os pés do Senhor com seus cabelos, na época a mulher só mostrava seus cabelos pro marido, pq era sua honra, Maria não quis nem saber, abriu mão até de sua honra por Cristo, ela não estava preocupada com nada a sua volta, só com Ele.



E temos Judas.

Claro.

Judas do coração endurecido, Judas que nunca conseguiu ver quem era Cristo.
Ele diz: pra que esse desperdício? Pq não vendemos o nardo e damos o dinheiro aos pobres?

E oque mais me espanta é ver que os discípulos não disseram nada, provavelmente já haviam arrazoado isso no coração deles tbm, Judas tinha péssimas intenções, queria roubar o dinheiro, Judas é aquele irmão que vive no Corpo, se diz "crente" e na verdade não sabe a quem serve, não conhece o Pai, não se entregou, tem a mente cauterizada, não aprende, e ainda por cima critica: pra que tanta oração? pra que jejum? pra que isso? pra que aquilo?



Esse era Judas.



Dai amados, eu fico vendo o seguinte:

Apenas Maria parece ter realmente entendido.

Lázaro, apesar de ressuscitado não tinha tomado uma posição real, estava sentado, apenas recebendo do Senhor, bem como os discípulos que não tiveram qualquer reação, Marta achava que servir (a obra) era suficiente pra agradar a Deus, Judas tinha o coração duro e complicado (tanto que logo depois Judas trai o Senhor), vejo que apenas Maria entendeu quem Ele era.
Entendeu que estava diante do Criador.
E entregou TUDO.
Como o Senhor pede.



Eu tenho orado sabe? Pra não me acostumar com o Senhor a ponto de esquecer que Ele é Deus.

Eu vejo que esses irmãos da palavra se acostumaram com a presença de Cristo, e se esqueceram que Ele era o Salvador, se acostumaram de tal forma a achar que Ele era um deles. A ponto de talvez achar que era mais importante doar aos pobres o nardo do que lavar os pés do Criador.


Ele deve ser mais importante do que tudo.
Não podemos nos esquecer que Ele é Deus, que Ele criou tudo.



Eu tenho pedido ao Senhor todos os dias pra ser impactada pelo Seu amor de tal forma que eu não consiga tirar meus olhos Dele, pra que Ele seja meu centro, pra que nada mais importe além Dele. Nem minha felicidade.

Pq minha felicidade é adorar ao Senhor, é servir ao Senhor.

Se vivo, vivo pro Senhor, se morro, morro pro Senhor.


Como diz na palavra:



Lucas 10:38-40

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.



Eu quero realmente escolher a melhor parte sabe? Todo dia tenho tentado escolher, tenho tentado colocar Cristo em primeiro lugar, tenho tentado preferir a Ele como Ele tem me preferido, dar a Ele a primazia que Ele merece.



O Senhor amava cada um daqueles da casa em Betânia, até mesmo Judas, Ele amava cada um.

Mas quem agradou seu coração foi Maria. Quando imagino eu até consigo ver Jesus de cabeça inclinada olhando pra ela a seus pés e com um sorriso de contentamento nos lábios.

E é isso que quero pra mim.
Que Cristo se compraza em mim.

Quero ser recebida na glória com um sorriso nos lábios de meu Pai.

Fiquem na paz!!!



2.10.12

Não canse a Deus!



"Vocês têm cansado o Senhor com as suas palavras. ‘Como o temos cansado? ’, vocês ainda perguntam.” - Malaquias 2:17


Esses dias esse versículo específico me saltou aos olhos. Como podemos cansar ao Senhor com nossas palavras?

No livro do profeta Malaquias o povo estava murmurando.
Vinham reclamando, responsabilizando Deus, cobrando de Deus, justificavam seus erros e não tinham qualquer zêlo com a obra. A Ingratidão sempre gera negligência. Quem é ingrato se cansa fácil. 

O povo de Deus tem uma longa história de murmurações, insatisfação e reclamações. Desde o Éden. Adão e Eva provavelmente estavam insatisfeitos, senão não teriam dado ouvido a serpente. Depois quando Deus os procura Adão rapidamente tenta responsabilizar Deus pelo seu erro! Se justifica dizendo: "...a mulher que TÚ me destes..."

E nós?
A quantas anda nosso coração?
É tão fácil se cansar! É tão fácil estar descontente...Olho pra minha vida e vejo que a poucos meses eu estava exatamente assim. Cansando Deus com minhas palavras.

Eu estava tão insatisfeita e descontente, focada em mim mesma. Incapaz de descansar na soberania de Deus!! 

"Não suporto mais" Lembro que pensei muito isso. Falei muito isso pra Deus esses dias. Que eu não suportava mais. Que tudo estava além das minhas forças. 

E a gratidão?
Foi embora. Junto com a alegria, o contentamento e a fé.

Deus é SOBERANO.
Se estou onde estou hoje é pq essa é a vontade dEle. Se estou passando por momentos de tristezas é pq assim Ele tem permitido. Ele está forjando meu caráter. Não posso simplesmente dizer que estou "em Suas mãos" se não confio e não descanso.

"Todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus" Paulo disse isso em Romanos. 
Sei esse versículo de cor, faz parte da catequese, mas como é difícil vivê-lo na prática! Como é difícil crer realmente que TODAS as coisas estão de alguma forma cooperando pro bem, cooperando pro propósito de Deus em minha vida, ou seja: me tornar a semelhança de Cristo! 

Que a cada dia o SENHOR me capacite a manter meus olhos nEle.
Que meu coração se aquiete!!! Minha oração é para que Cristo me seja suficiente! Que eu suporte todas as lutas pela alegria que me está proposta!!


"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus..." (Salmos 46:10)



Marta, Marta...



" Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."
(Lc 10:38-39)


Quando Marta ouviu isso de Jesus deve ter repetido sem acreditar: "a melhor parte...".

Tantas coisas a serem feitas, o jantar pra servir, a casa pra ordenar, visitantes inesperados, ela estava servindo o Mestre! e tinha que dar o melhor de si....E Maria, negligente, em vez de ajuda-la estava ali, sentada aos pés de Jesus, na sala de estar. E agora Ele dizia que Maria havia escolhido a melhor parte. 


Em vez de repreender Maria e louvar Marta pelo trabalho árduo, Jesus gentilmente a repreendeu. Ela provavelmente não acreditou no que ouvia naquele momento. Marta certamente se sentiu confusa ali. 


As palavras de Jesus pra Marta são as mesmas pra nós, mulheres, atarefadas, cansadas, exaustas: "Andas afadigada com tantas coisas, mas uma só é necessária".


O mundo, a sociedade e até nós mesmos clamamos: "faça mais, faça o máximo que puder!!", mas o Senhor, nosso Pai, sussurra: "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus"


Então, vamos lá, Jesus tá falando: "Bell, Bell... estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."


Que eu, vc, nós todas, possamos escolher a melhor parte. Todos os dias, em todos os momentos. Não existe melhor lugar (e mais necessário) pra estar do que aos pés de nosso Mestre. :)





Que nossa prioridade seja sempre nosso relacionamento de intimidade com nosso Pai. :)




Levanta-te e come!


O desânimo pode nos levar a duvidar do amor de Deus.
E como somos levadas a desanimar com muita facilidade, o cansaço, as distrações do dia a dia, as frustrações, tudo tende a tirar nosso foco, um pouquinho que andamos fora do Espírito já é suficiente pra vir o desânimo.

Lendo 1 Rs, vejo como Elias se desanimou. No capítulo 18 ele obteve vitória sobre os profetas de Baal e tava contente, tava "nas alturas". Mas quando Jezabel o ameaçou de morte, ele caiu ao chão. Elias fugiu. 

"Não te importas?" "Já basta, Senhor, toma minha vida" Foram essas palavras de Elias pra Deus (1 Rs 19:4). Elias desanimou a ponto de querer morrer.

Quanto tempo passamos desanimadas? murmurando? cheias de autopiedade? Olho pra mim e me pergunto isso. É muito fácil simplesmente encostar e sentir compaixão de si mesmo quando estamos desanimadas. Parece até "lícito". Não aguento mais, quero morrer. Quero fugir. O desânimo gera esse coração. 

A gente se isola, se sente a pessoa mais inútil que existe. O desânimo rouba a fé, tira a esperança. Foi assim com Elias....

E em 1 Rs 19:5-7 é tremendo pq vemos o quanto Deus amou Elias, apesar dele mesmo. Deus enviou um ANJO pra trazer alimento ao seu profeta abatido!! "Levanta-te e come pq mui comprido será seu caminho". E o anjo ficou ali de guarda. 

Quando estamos assim, distraidas, desanimadas, sobrecarregadas, com vontade de fugir, não existe melhor lugar pra nos colocar do que os braços de nosso Pai. Somente Ele sabe do que precisamos, e somente Ele pode nos renovar. Apenas em Cristo podemos ter todas feridas curadas, os ânimos renovados e as dúvidas dissipadas. 

Por pior que seja a situação, por mais terrível que seja, por mais fundo que vc tenha ido, ainda assim o Senhor diz aos Seus: "Levanta-te e come, pq mui comprido será seu caminho!"



E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou,
 e lhe disse:  Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, 
e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: 
Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou 
quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 
1 Reis 19:5-8





Deus é perfeito!!


E Sua vontade é perfeita.
Que eu aprenda a descansar nela. Que eu me alegre em Seu querer, Seu tempo, Seu modo, Seu reino.

Sou tão limitada, cheia de falhas, cheia de medos, inseguranças, anseios. Sou medrosa, minha fé é pequena, meus olhos querem ver para crer.... Depende totalmente de Deus até mesmo pra crer nEle....
que bom que o Senhor me escolheu, me amou primeiro (eu jamais seria capaz de escolher este caminho, jamais seria capaz de amar a Deus...minha carne podre inclina pro mal....) que bom que Ele tem me sustentado...Ele tem feito, tem cuidado de mim, me apascentado, Ele mesmo está completando a obra. Sou vaso de barro, inacabado, em Suas mãos....

Que eu nunca me esqueça do quanto sou nada e do quanto Deus é tudo. Que o Senhor me livre da altivez de espírito, da soberba, me livre de me achar melhor do que qualquer pessoa. Que o Senhor me livre do meu ego, me livre de mim mesma. E que Ele cresça e eu diminua.


28.9.12

Raiz de Amargura



"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Hb. 12:14-15

Vejam bem, essa raiz pra brotar precisou encontrar duas coisas: Um terreno propício, um solo onde se firmar e alimento.

- Um terreno propício. Um solo onde se firmar.

Uma raiz, uma semente, somente se fixa em um lugar favorável a isso.

A palavra de Deus diz que se uma boa semente encontrar um bom terreno ela se produz a 30, 60, 100 por 1. Isso vale para as más sementes tbm. E daí muitas vezes estamos bem externamente, mas existe uma raiz de amargura ali, q encontrou um solo propício e se alimentada brotará, crescerá, produzirá maus frutos e ainda por cima contaminará a muitos.

O que seria, na prática, um solo propício?

Eu diria que é um coração complicado.

Normalmente é um sentimento de ofensa, ou de injustiça que dá a oportunidade dessa raiz se estabelecer.

A amargura, na maioria das vezes, tem origem em algo que dá razão para o amargurado se sentir vítima de uma ofensa, ou mais precisamente, vítima de uma grande injustiça. Esta é a base onde a raiz de amargura se estabelece.

Um irmão fala algo e vc não gosta, vc em vez de andar na luz, guarda. Por menor que seja, é uma brechinha. E é uma maneira de "preparar o solo". Um coração complicado, magoado, é um solo perfeito pra raiz de amargura.

- Alimento

E aí qdo a raiz brota, em vez de tirarmos fora como se faz com ervas daninhas, temos a tendência a cultiva-las. Como qualquer planta, a raiz de amargura precisa sempre ser alimentada e regada.

O que alimenta a raiz de amargura é o remoer das lembranças, das imagens, das palavras, das sensações, das situações, que são avivadas para fortalecer o senso de injustiça, para não deixar morrer a memória da ofensa sofrida.

Alimentamos com pensamentos do tipo: " ninguém ME entende" "esse irmão tá errado, EU estou certo" "estão querendo mandar em MIM" "eles se acham santos" "ninguém sabe como é a MINHA vida". Vejam que o foco é sempre nosso EU.

Muito sério isso. Mas temos a tendência a negligenciar esse assunto. Não damos a devida atenção ao nosso coração, ao que temos deixado ser cultivado nele. "É bobeira, vai passar". Isso é engano do diabo meus irmãos.

Se existe algo em seu coração contra um irmão, se vc se magoou com algo, vá até ele e resolva. Por menor que pareça, por mais bobeira que possa ser. É a única maneira de fecharmos as brechas. E evitarmos o surgimento de raiz de amargura no nosso coração.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. "1 João 1:7

Tem uma frase de um filósofo que é assim:

“Escapei aos tigres, alimentei os percevejos, fui devorado pelas mediocridades”
Bertold Brecht

Ele escapou dos tigres, venceu os tigres, mas a medida q alimentou os percevejos (tão pequenos) ele acabou morrendo. Pelas menores coisas, pelas mediocridades.

E isso não ocorre conosco tbm? em nossa caminhada com Deus? Certamente, nós que nascemos de novo, escapamos dos tigres. Abandonamos a escravidão do pecado. Fomos libertos da opressão...mas muitas vezes continuamos alimentando percevejos...como? alimentando rancores, a recusa em perdoar, a tendÊncia a não andar na luz, a auto imagem tão intocada...enfim....acabamos devorados pelas mediocridades...ficamos doentes, murmuradores, sempre indispostos, cabisbaixos, revoltosos, impedindo que do nosso interior fluam rios de água viva.

Pronto. Isso já é a tal raiz de amargura instalada e pronta pra contaminar tudo ao seu redor (o famoso fruto podre).

Me vem a mente o seguinte:  Guardai o coração.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida"

Nosso coração é enganoso, e facilmente podemos deixar brotar uma raiz de amargura nele ou então nos deixar contaminar por amargurados de plantão. Isso é fácil e rápido pra acontecer, basta uma brechinha.

Só no novo testamento temos uma lista enorme de versículos que falam sobre guardar o coração. Se a bíblia repete tantas vezes é pq é algo MUITO IMPORTANTE não é?


**olha a listinha de versículos sobre guardar o coração: meditem depois a respeito deles:

Pv 4:23 / Mt 15:19 / Mc 7:21 / Rm 1:21 / Rm 2:5 / Mc 7:6 / Hb 3:10 / At 7:39 / Mt 22:37 / Lc 8:15 / At 13:22 / Tg 1:8 / 1 Pe 1:22 /
Hb 10:22 / Rm 10: 9 -10 / 2 Tm 2:22 / Hb 4:12 / 1 Pe 3:4 / 


Portanto meus irmãos, guardemos nosso coração. Para que ele não venha a ser solo propício pra qq raiz de amargura, e se, caso venha cair uma sementinha má nele, nós possamos decidir andar na luz e eliminar essa semente, mesmo q seja trabalhoso e mtas vezes dolorido.

Vigiar, orar e analisar tudo a luz da Palavra de Deus. Deus não é Deus de confusão e sim de paz, e Ele não se contradiz.

Então, onde tem maledicência, facção e rancor, certamente não tem Deus!! Ainda q esteja camuflado por palavras bonitas e uma aparência cristã.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (HB 4:12)



Que a paz do Senhor seja com todos nós!





19.9.12

Uma esposa excelente é forjada, não encontrada.

“Uma mulher excelente, quem a pode achar? Ela é muito mais preciosa do que jóias.”
(Provérbios 31.10)


Eu frequentemente penso que meu marido não encontrou uma esposa excelente. Quando ele me diz que ultimamente tenho falhado com ele, exagerando nas minhas reações e entrando desnecessariamente em crise, eu me sinto desencorajada com minha falta de excelência. Minha impaciência e desrespeito o têm envergonhado em várias situações.

Meu coração prático e direcionado para a performance tenta se consertar fazendo uma lista: Uma esposa excelente cozinha com comida orgânica (não com gorduras saturadas), costura suas próprias roupas (ou pelo menos passa as camisas do marido!), fala apenas palavras transbordantes de graça (e não com sarcasmo) e lê sua Bíblia por horas a fio (tudo bem, minutos?!).

Essa lista traz mais condenação; evidência concreta de que eu não posso ser uma esposa excelente por minhas próprias forças.

Embora todos essas coisas possam ser sinais de excelência, elas definitivamente não são exigências. Indo para as Escrituras para ser confortada e convencida, eu sou lembrada: Uma excelente esposa é forjada, não encontrada. Nenhum homem sai para encontrar e casar com uma mulher que é uma pura perfeição de esposa. Na verdade, nenhum homem ainda sabe o que é isso!

“É o caráter de Deus, e não o de nossos maridos, que pode ser plena e firmemente confiado. Nossa identidade central deve estar ancorada somente em Cristo.”

Uma mulher piedosa se torna uma esposa excelente à medida que entende que é feita à imagem de Deus, re-feita à imagem de Cristo, e formada ao longo de uma vida de arrependimento e redenção. A excelência não é medida por uma lista de tarefas; é manifestada na vida de uma esposa que conhece a Jesus intimamente.

“Uma esposa excelente é a coroa de seu marido, mas aquela que traz vergonha é como podridão nos seus ossos.” (Provérbios 12.4)

Quando eu humildemente e honestamente penso nas vezes em que eu trago vergonha ao meu marido, a sua destruição me traz à realidade. Se eu trago podridão aos ossos dele, então os meus já estão se desintegrando em falta de fé e amargura. Nós trazemos vergonha como esposas quando nós:

1. Nos focamos no pecado do nosso marido;
2. Pensamos que nosso jeito é o melhor, priorizando a nós mesmas sobre ele;
3. Falamos duramente a ele ou pejorativamente sobre ele com outra pessoa;
4. Negamos benção, oração, sexo ou algum tipo de encorajamento em uma tentativa de punir, manipular, ou “passar uma mensagem”;

A esposa que traz vergonha ao seu marido é a filha que não conhece e confia verdadeiramente no seu Pai Celestial.

Se a identidade da esposa está centrada ao redor do seu homem, ela com certeza lhe dará vergonha quando ele lhe desapontar – o que ele inevitavelmente fará. É o caráter de Deus, e não o de nossos maridos, que pode ser completamente e firmemente confiado. Nossa identidade central deve estar ancorada em Cristo apenas.

Nós somos feitas preciosas por Jesus. Essa transformação do coração é a base para qualquer preciosidade que nosso marido experimente em nós. Não é o que nós fazemos, mas o que nosso precioso Salvador fez por nós que graciosamente nos dá o poder para sermos esposas excelentes. Não temos esperança em nós mesmas.

“A excelência não é medida por uma lista de tarefas; ela é manifesta na vida de uma esposa que conhece Jesus intimamente.”

Uma esposa piedosa entende que ela não é nada fora da graça salvadora de Jesus Cristo e que ela não tem excelência fora dEle. A graça e o amor de Cristo são preciosos para ela. Impulsionada por Suas riquezas, ela se tornará uma gloriosa coroa para seu marido, ajudando, nutrindo e amando-o através das profundezas da justiça de Cristo nela.

É necessária uma cerimônia de 10 minutos para se tornar uma esposa. É necessária toda uma vida para se tornar uma esposa excelente – uma que entenda que o sangue de Cristo derramado na cruz é necessário para que ofereçamos excelências a nossos maridos.

Por: Jen Smidt

Posts relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...